Os brinquedos e o desenvolvimento infantil
Todas as crianças irão se recordar dos seus brinquedos preferidos quando crescerem e o impacto no seu desenvolvimento infantil. Mas, independentemente de ser uma boneca, um carro ou um urso de peluche, será o brinquedo que irá para sempre permanecer na memória da sua criança. Descubra connosco todos os benefícios dos brinquedos!
Quais os níveis de desenvolvimento infantil para os quais os brinquedos contribuem?
1) Desenvolvimento Motor
Os brinquedos permitem que as crianças se mantenham envolvidas em atividades físicas, desenvolvendo a sua motricidade. Além disso, é possível subdividir-se as habilidades físicas em finas (associadas ao tato e visão) ou físico-motoras (desenvolvimento da capacidade motora).
Igualmente, os brinquedos contribuem para a descoberta do equilíbrio e da coordenação, e quando as crianças são fisicamente ativas, permite-lhes adotar desde cedo um estilo de vida saudável.
2) Desenvolvimento Emocional
Os brinquedos estimulam a criatividade e a imaginação das crianças e auxiliam-nas a externalizar e a expressar as suas emoções (internas e externas).
Como resultado, o desenvolvimento emocional é proporcionado através de várias brincadeiras. Ao propósito, são considerados exemplos: a invenção de mundos abstratos nas suas mentes, a interpretação de papéis ou personagens ou a imaginação de situações específicas familiares.
3) Desenvolvimento Social
Os brinquedos além de potenciarem a linguística infantil, proporcionam a capacidade de desenvolver a sociabilidade e a compreensão da sociedade. Igualmente, a brincadeira com outras crianças ajuda a criar diversos valores como o respeito, a cooperação e a partilha. Ao mesmo tempo, promove a capacidade de iniciativa e um melhor sentido organizacional.
4) Desenvolvimento Cognitivo
Os brinquedos promovem o desenvolvimento da cognição nas crianças, estimulando a capacidade de concentração e memória. Neste sentido, destacam-se as ferramentas adquiridas pelas crianças para a resolução de problemas de forma criativa.
É possível concluir, que as crianças aprendem brincando sendo os brinquedos os instrumentos responsáveis. Estes permitem descobrir o mundo à sua volta, permitindo momentos de aprendizagem, felicidade e descoberta.